Competências Digitais

O consórcio identificou quadros de referência de competências digitais específicas passíveis de serem enquadradas em cursos VET e C-VET. Estes quadros de referência de competências focam ambos os grupos de stakeholders – formandos e formadores e têm sido desenvolvidos no quadro de um projeto europeu – DigComp.

No que diz respeito às PME’s, o consórcio (os parceiros ligados à VET – SAFA e EFQBL) identificou competências digitais deficitárias (de um modo geral) nos seus empregados/funcionários, bem como nos formadores (que incluem navegar em segurança, produzir recursos…). Por outro lado, verifica-se que muitos formandos estão habituados a usar dispositivos múltiplos (PC, tablets, smartphones…), quer em tarefas profissionais quer para ter acesso à educação ou formação profissional contínua, sem no entanto deles retirar todo o seu potencial.

Durante o projeto, as disparidades no que respeita às competências digitais foram analisadas e avaliadas (nos cursos piloto) e utilizadas para analisar o impacto que a caixa de ferramentas do formador tem. Para auxiliar os formadores, é também apresentado no MOOC um resumo com propostas de solução para as referidas disparidades.

O “Guia de transferibilidade e de avaliação” faculta soluções que podem ser desenvolvidas e propostas para outros campos educacionais (Educação Escolar, Escolaridade Adulta e, em parte, Educação Superior). A combinação complementar do consórcio permite abranger todos as questões mencionadas devido à experiência das organizações que ensinam há muitos anos nestas áreas de educação.

No quadro do projeto propõe-se a utilização do DigComp – Digital Competence Framework 2.1, cuja versão portuguesa foi recentemente publicada.

 

 

__________
(1) C-VET significa o ensino e a formação profissional contínua.