A Universidade de Aveiro é uma universidade jovem, fundada em 1973, com mais de 15000 estudantes (graduados e pós-graduados). A Universidade de Aveiro tem um forte perfil de pesquisa, um modelo único de administração (16 departamentos, 4 escolas politécnicas e vários centros de formação), atuando como uma rede regional de educação e formação, promovendo fortes ligações de formação com a comunidade envolvente e foi pioneira no lançamento de cursos em novas áreas.
A estrutura BMD está implementada na sua totalidade e os resultados de aprendizagem são introduzidos. O reconhecimento da aprendizagem prévia também é implementado, para aqueles que não têm os requisitos formais de entrada. A Universidade é membro do Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras e foi uma das primeiras instituições a conquistar o rótulo ECTS em 2004, tendo esta distinção sido renovada em 2009 e 2013 e o Certificado de Suplemento ao Diploma também atribuído em 2013.
A UA participa em 3 ERASMUS MUNDUS programas de mestrado integrado e 2 ERASMUS MUNDUS programas de doutoramento (estatuto 2017). A UA também administra vários programas de doutoramento em conjunto com outras Universidades Portuguesas. Assinou também um acordo como uma das Instituições Portuguesas a participar no programa de colaboração entre Portugal e a Universidade de Carnegie Mellon para o desenvolvimento de programas de pós-graduação e de pesquisa na área de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).
Ao mesmo tempo, a colaboração entre o Instituto de Comunicação (IC) e o sector da Física com a Siemens é um exemplo de como a universidade incentivou tanto a inovação como a comercialização, ligadas à investigação. Também proporciona recursos para a política de investigação através do financiamento e da disponibilidade de investigadores de alta qualidade.