Com 148 000 estudantes e 4 500 professores, a Universidade Sapienza em Roma é uma das 100 universidades mais importantes do mundo, a maior na Itália e uma das maiores da Europa. O DigiLab, recentemente fundado como um Centro de Pesquisa e de Serviços, junta doze departamentos, tanto da Faculdade de Artes & Humanidades como da Faculdade de Engenharia (Engenharia Informática) e proporciona um ambiente único para a investigação fundamental e aplicada, resultante da interação entre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e as Artes, Humanidades & Ciências Sociais.
A abordagem educativa depende da combinação única de aprender ao aplicar com uma sólida base teórica. A atenção aos últimos desenvolvimentos tecnológicos e o incentivo de trabalhos de equipa e projetos colaborativos são dois dos traços distintivos da instituição.
A equipa DigiLab participou em vários projetos europeus do FP6 e FP7, tal como o SEWASIE, DELOS, Interop, WORKPAD, SM4AII, APARSEN, ECLAP-The E-Library of Performing Arts, Linked Heritage, EAGLE, BLAdEdu, DiXiT, Europeana Food and Drink.