Resultados do projeto

No âmbito do projeto foram desenvolvidos cursos de formação C-VET (continuing education and training) para formandos em educação C-VET formal e não formal. Os cursos exploraram o Blended Learning enquanto regime que requer o uso de tecnologia avançada, em particular os dispositivos múltiplos (utilizados pelos formandos no seu dia-a-dia). A inovação prende-se com a implementação de um enquadramento pedagógico centrado no formando com base na aprendizagem sustentada e autodeterminada, o desenvolvimento de um quadro abrangente de melhoria de qualidade (incluindo também a pedagogia) e a abordagem à diversidade de vários equipamentos técnicos (os dispositivos múltiplos). O projeto é complementar a um projeto Multilateral Grundvig, transferindo os resultados teóricos desenvolvidos nesse projeto para uma implementação prática, num setor educativo diferente (mas semelhante).

A metodologia utilizada partiu das necessidades existentes, da análise e do estudo do background técnico do projeto. De forma colaborativa e a partir da troca de experiências, no que toca ao processo de ensino e de aprendizagem mediada pela tecnologia, foi criado o conceito dos cursos  TIBL, baseado nos aspetos inovadores acima referidos.

O desenvolvimento de cursos piloto supervisionados (em PME’s na Áustria e cursos C-VET em Espanha) foi feito como forma de avaliação dos aspetos inovadores e de processos que necessitem de alterações.

A experiência acumulada permitiu a criação de dois recursos que podem ser utlizados pelos formadores de cursos C-VET interessados em criar cursos nesta área em Blended Learning (o que se denominou em inglês de Trainer’s Toolbox e MOOC).

O guia de transferibilidade foi criado a partir da experiência de formação, ou seja, do know-how em diversas áreas educacionais e competências específicas dos parceiros.

Os quatro produtos do projeto são: os cursos piloto que se adequam às necessidades das duas instituições de formação SAFA e EFQBL, utilizando as ferramentas acima descritas; a nova ferramenta “Trainer’s Toolbox” que funciona na internet; uma formação para os formadores (implementado como MOOC num servidor Moodle); e o guia de transferibilidade.